Comida de Buteco

Bar do David é eleito bicampeão do Comida di Buteco Rio de Janeiro

Compartilhar:

Daniela Meira

 

Foram anunciados, no dia 30/5, os vencedores da décima edição do concurso Comida di Buteco, no Rio Scenarium, na Lapa. Os participantes foram avaliados pelos clientes e jurados especializados. Cada botequim recebeu três jurados. Cada um dos 60 concorrentes foi avaliado em quatro quesitos: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida ( alcóolica ou não). O petisco teve 70% do peso da nota e as demais categorias, 10% cada uma. O voto do público correspondeu a 50% do peso total e o dos jurados, outros 50%.

Por volta das nove horas começou a premiação e, do lado de fora da casa, ainda havia muitas pessoas aguardando para entrar. Do lado de dentro, um grande número de pessoas tentava, com dificuldade, comprar bebidas, petiscos concorrentes ou se locomover. Não foi fácil.

Sou fã do concurso Comida di Buteco há muitos anos, acompanho desde a primeira edição carioca, em 2008, já fiz muitas caravanas, fui até jurada, e para mim a festa foi meio decepcionante. Um pouco mais de cuidado na escolha do local seria interessante.

O bar mais votado em número de votos proporcionais ao número de mesas foi o estreante Agrião, levando uma TV.

Em quinto lugar, o prêmio entregue pela Adriana Leal, da Unisuam, parceira do concurso desde a primeira edição, foi o também estreante Folia de Boi, do bairro do Cachambi, na Zona Norte.

Crédito da foto: Reprodução Facebook Mariana Monteiro

 

O quarto lugar foi entregue pela dupla Pedro De Lamare, presidentes do SindRio, e André Marini, subsecretário de Cultura da Prefeitura do município do Rio de Janeiro. O premiado foi o bar do Omar, no Morro do Pinto, um veterano de muitas edições. Omar estava com os filhos que o ajudam a tocar o bar. Em seu facebook Mariana Monteiro, filha de Omar, escreveu “Eu nem tenho palavras para agradecer aos amigos que torcem por nós, aqueles que sabem da nossa luta, e que sabem que sempre trabalhamos para investir e melhorar sempre a nossa humilde estrutura!”

 

Da esquerda para direita Sandro, Margareth e o filho. Crédito Facebook Alessandro Teixeira

 

Em terceiro lugar ficou o Boteco do Teixeira, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, que pelo segundo ano subiu ao palco. Em 2016, na sua estreia, ele já tinha abocanhado o quinto lugar, concorrendo com uma Punheta de Bacalhau. Acompanhado da mulher e do filho mais velho, Alessandro Teixeira, mais conhecido como Sandro, contou o que é preciso  para ser um boteco campeão: “Em primeiro lugar, um bar para ser campeão tem que respeitar seu cliente com um atendimento excelente.  Em segundo, amar o que faz e demonstrar no seu petisco esse amor, e, por último, nunca deixar de acreditar que pode ser campeão”. Sandro afirmou que já está pensando no petisco concorrente de 2018.

 

Crédito das imagens: Arquivo Informações à Mesa

Em segundo lugar ficou o Bar do Momo. Com um forte coro de Tuninho, Tuninho, Antônio Carlos Laffargue, um dos mais talentosos cozinheiros de boteco da atualidade subiu ao palco acompanhado da mulher e filha. Esse foi o boteco mais aplaudido entre os premiados da noite.

“A repercussão do prato foi muito boa, mas sempre fica aquele friozinho na barriga. E alcançar um segundo lugar num evento desse porte é sempre muito gratificante”, conta Tuninho.

David Bispo, o vencedor de 2016 e eleito campeão nacional do Comida di Boteco, já estava no palco para entregar o prêmio deste ano e passar a faixa para o bar premiado, foi surpreendido ao receber o prato/troféu dessa edição das mãos de dois integrantes da Riotur. Bispo estava acompanhado da mulher e filha.

 

Crédito da imagem: Reprodução do Facebook Bar do David

 

O Comida di Buteco está hoje em 20 cidades das cinco regiões do País. Os vencedores de cada uma delas participarão da Etapa Nacional do concurso, que teve sua primeira edição no ano passado e elegeu como campeão também Bar do David. A data e local da festa Saideira Nacional ainda não foi divulgada.

 

#informacoesamesa #comidadibuteco #danielameira #botecodoteixeira #bardodavid #chapeumangueira #morrodopinto #bardomomo #bardoomar #foliadeboi #petisco #tiragosto #boteco #botequim

Deixe um comentário