Beber água com ou sem gás?

Compartilhar:

Daniela Meira

Que a água com gás é uma delícia, não podemos negar! Mas será que você também já ouviu falar que ela pode fazer mal à saúde? Vamos falar um pouco sobre isso e tirar todas as dúvidas!
O corpo humano é composto de 70% de água, que é essencial para o bom funcionamento e manutenção de funções essenciais ao organismo. Precisamos beber em média 2 litros de água por dia. Para quem não é muito fã de água, uma boa pedida é a água com gás, que além de hidratar, é gostosa!

Muitas pessoas, porém, ficam preocupadas, pois acreditam que a água gasosa causa inchaço e pode influenciar na perda de cálcio dos ossos e dentes. Isso é mito!

As bebidas gaseificadas vêm sendo associadas à descalcificação óssea, mas na verdade esta relação aparece apenas  nos casos de refrigerantes de sabor cola. Um estudo da Tufts University, EUA, que avaliou 2.500 pessoas, constatou que quanto maior o consumo de refrigerante sabor cola, menor a densidade óssea. Constatou-se ainda, que quanto mais refrigerante as pessoas ingeriam, menor também era o seu consumo de sucos de frutas e leite, o que provavelmente reduziu o teor de cálcio ingerido.

Alguns estudos até sugerem que a água gaseificada faça bem à saúde. Em um teste realizado na Universidade de Nápoles, na Itália, pacientes com constipação frequente foram divididos em dois grupos. Cada um deveria consumir exclusivamente água com gás ou água sem gás por 15 dias. Os pacientes que consumiram água com gás tiveram sua condição melhorada, enquanto os demais não tiveram nenhuma alteração.

Outro estudo, publicado pelo “Journal of Nutrition”, tinha como objetivo testar os benefícios da água (com e sem gás) em um grupo de mulheres. O grupo foi dividido em dois: as que tomariam a água com gás e as que tomariam água sem gás. As mulheres foram submetidas a vários exames, incluindo pressão arterial e colesterol. Comparado ao grupo que bebeu água sem gás, as que beberam a água com gás tiveram considerável redução do colesterol (LDL), que é geralmente associado às doenças cardíacas.

Chef e nutricionista Fernanda Cabral

A água com gás pode sim ser consumida, sem medo. Só é preciso ter cuidado, pois em algumas pessoas o excesso da água gaseificada pode irritar a mucosa do estômago.

As águas gaseificadas naturalmente, ou seja, as que têm gás na sua composição sem ter que passar por qualquer processo industrial para isto, são mais suaves que as gaseificadas artificialmente. Mas suas propriedades são as mesmas.

Então aproveite! Beba sua água! Gaseificada ou não! O importante é se hidratar!

(Texto da nutricionista Fernanda Cabral, Chef Patissier e amante da gastronomia! Formada em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense e em confeitaria pelo Le Cordon Bleu – Paris)

 

 

Deixe um comentário