Os benefícios do mel

Compartilhar:

Daniela Meira

Além de gostoso, o mel é um dos alimentos mais completos que existe na natureza. Como é um antioxidante, tomar mel pode prevenir o envelhecimento precoce da pele, assim como aparecimento de manchas, rugas e flacidez, além de suas propriedades hidratantes.

O que mais gosto no mel é saber que ele é o alimento do cérebro! Sim! Ele atua diretamente nesta parte tão importante do corpo. Tá cansado e sem ânimo? Tome mel. Tá com fraqueza, pensamentos soltos, sem disposição para comerçar o dia? Tome mel!

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o mel tem mais de 70 substâncias essenciais ao organismo. Contém água, frutose, sacarose, glicose, potássio, ferro, sódio, enxofre, cobre, fósforo, zinco, selênio, cloro, cálcio, magnésio, vitaminas do complexo B, vitaminas A, E, C e alguns tipos de aminoácidos.

Para se beneficiar destes nutrientes você precisa tomar regularmente! Como tudo na vida. Você tem que fazer do mel o seu arroz e feijão. Tudo o que você souber que faz bem, use regularmente. Três vezes por semana não funciona.

E claro, não podemos esquecer que em tempos de chuva e frio o mel pode ajudar a tratar de doenças como gripe, asma, amigdalite, bronquite, problemas de circulação e dos músculos, além de ajudar a eliminar os efeitos da gripe e resfriados e defender o corpo de infecções.

O mel também fortalece o sistema nervoso, ajuda a desintoxicar, facilita a digestão, é um excelente antisséptico e antibiótico. Mel sozinho ou com agrião, laranja ou limão! Santo remédio!

E a lista não pára por aí. Ainda protege de infartos e reduz o colesterol… são tantos os benefícios, que fica até chato enumerar!

Mas lembre-se. Nada pode ser exagerado. Tome 1 colher de sopa todos os dias e pronto. Nada de ficar se empanturrando “por que eu li num blog, que o mel é ótimo para a saúde”. Ok, mas ele será ótimo só com moderação!

Faça o teste: por 30 dias tome 2 colheres (sopa) de mel e veja a diferença no sono, na disposição e na memória! Mas não deixe de tomar nenhum dia!

Cristalizou? E agora?

Se o seu mel cristalizou, não jogue fora! Este é um processo natural dele, é uma das garantias de pureza. Há méis que cristalizam mais depressa, dependendo do néctar do qual se originou. Se cristalizou, basta aquecê-lo em banho-maria, controlando a temperatura da água para não passar dos 50º C. Depois é só usá-lo!

O mel tem outras vantagens. Sua fórmula ajuda na liberação de energia que é necessária para a contração muscular, especialmente em exercícios de alta intensidade e curta duração. O ferro ajuda na síntese da hemoglobina, na prevenção da anemia, enquanto o cálcio colabora para a prevenção de raquitismo (em crianças), osteomalácia (adultos) e osteoporose (idosos).

Mas atenção: os diabéticos devem evitar e só é recomendado para crianças a partir de 1 ano de idade. Antes desta idade, os bebês têm imaturidade do aparelho digestivo.

Deixe um comentário