Sem lactose = Corpinho sarado?

Compartilhar:

Daniela Meira

Não! Nenhum alimento diminui e gordura abdominal. Não tem jeito. Tem que fazer exercícios e se alimentar bem. Agora, você pode eliminar a distensão abdominal. Isso sim! Isso não tem nada a ver com gordura, mas com processos metabólicos que podem te ajudar a eliminar os gases ou provocá-los.

Você se sente um pouco indisposto depois de tomar leite? Sabia que isso pode ser intolerância à lactose? Essa intolerância é a incapacidade parcial ou total para digerir a lactose, que é o açúcar do leite. Na verdade, o leite deveria ser consumido só nos primeiros anos de vida, e depois, ser retirado da alimentação, pois não fomos feitos para consumir leite após os primeiros anos de vida. Tanto é verdade que a produção de lactase, enzima responsável pela quebra da lactose, diminui na parede intestinal com os anos…

 

Aí, você mais velho, resolve tomar leite para dormir melhor, seu organismo não consegue quebrar esse açúcar do leite e…. a lactose, mal digerida, vai reter líquidos e você vai ficar com aquela sensação de estufamento no abdôme.

 

Agora, se você se sente assim depois daquele copo de leite, retirá-lo do seu dia-a-dia pode te trazer uma sensação de corpo mais sequinho, pois você começa a desinchar. Mas isso não significa que você emagreceu. Apenas, sem o leite, o organismo elimina melhor as toxinas. Cortar o leite pode melhorar até o aspecto da celulite!

 

Bom, para evitar a falta de nutrientes quando você elimina o leite e derivados da sua vida, tente o leite de soja, leite de arroz, queijos com menor teor de lactose (cheddar, muçarela  de búfala) ou os produtos Lacfree, que nem sempre são fáceis de serem encontrados e, claro, são mais caros.

 

Os alimentos ricos em lactose são leite de vaca, leite de cabra, queijos frescos, creme de leite, manteiga, requeijão, iogurtes.

Sem mágica

 Não existe mágica ou milagres. Emagrecer é uma equação entre o que ingerimos e o que gastamos. Você precisa reduzir as calorias ingeridas e/ou aumentar exercício físico para ter um maior gasto energético e com isto perder peso… E conquistar aquele corpinho tão sonhado.

A preocupação em substituir os alimentos ricos em lactose deve ser com o objetivo de tratar alergias e intolerâncias alimentares que tenham sido diagnosticadas, para amenizar os sintomas. O valor calórico dos alimentos que você vai substituí-los não é menor. São similares, portanto, não promovem redução calórica na preparação.

Cottage


Outra coisa legal de saber é que não resolve trocar o integral pelo desnatado, pois o que se retira dele é a gordura, e não o açúcar. Se for impossível renunciar a esse alimento, então é melhor você buscar um tipo de leite sem lactose. E os derivados? Queijo e iogurte contêm muito menos lactose, e a maioria das pessoas intolerantes a ela consegue consumi-los. 

De qualquer maneira, é bom fazer um teste: cortar até os derivados por um tempo (de 20 a 30 dias) e, quando voltar a incluí-los no cardápio, observe como seu organismo reage.

Se você decidiu que não comer mais qualquer produto lácteo, saiba que a falta de cálcio pode ser compensada incluindo na alimentação: espinafre (1 xícara de chá = 150mg de cálcio), brócolis (1 talo médio = 100mg), melado (3 colheres de sopa = 100mg), feijão branco (1 xícara de chá = 100mg), queijo tofu (100g = 100mg), couve (1 xícara de chá = 250mg).

Deixe um comentário

Todos os direitos reservados a Informações à Mesa.