Tem cilada no couvert

Compartilhar:

Daniela Meira

Guia prático para quem quer comer leve e saudável

Comer fora com os amigos, o namorado ou a família é um dos programas que você mais gosta? Então, aproveite! No entanto, se quiser um conselho de amiga, aprenda a identificar e vencer as pegadinhas calóricas dos restaurantes.

Não se engane pensando que o perigo está apenas nos pratos principais, preparados com manteiga ou creme de leite e nas enormes sobremesas açucaradas. O couvert também tem ciladas – e das boas!

Apesar do visual inocente, os pequenos potes trazem delícias quase sempre mergulhadas no azeite — a berinjela marinada é tradicional — e acompanhados de pão, muito pão (um mais tentador que o outro!). Resistir é uma prova de fogo quase impossível de vencer, principalmente porque essas comidinhas são colocadas diante dos nossos olhos no auge da fome. E aí não tem jeito: enquanto você espera o garçom trazer seu pedido, belisca uma torradinha de alho aqui, um minicroissant com patê de queijo ali e, sem perceber, chega a consumir nada menos que 600 calorias! Se não der para trocar o couvert por uma entrada menos calórica (afinal, outras pessoas da mesa podem querer os petiscos).

Saiba que:

-Tomate seco (4 unidades) = 52 calorias.

– Azeite aromatizado (1 colher de sopa) = 120 calorias

– Pão italiano (2 fatias médias) = 240 calorias

– Berinjela marinada (4 colheres de sopa) = 188 calorias

Couvert da casa

Você senta à mesa e lá vem o garçom com a tradicional berinjela marinada, pãozinho, manteiga, torradinha de alho, palitos de cenoura e pepino e azeite aromatizado. Não deu para comer só os legumes? Pelo menos evite cair de boca no pão com manteiga: troque-a por um fiozinho de azeite e procure pedir uma opção leve no prato principal. E esqueça a sobremesa e o refrigerante (peça uma limonada, um suco de maracujá com adoçante ou uma água acompanhada com uma rodela de laranja ou limão).

Sistema de bufê

Antes de começar a colocar as comidinhas no prato, dê uma olhada geral no balcão do couvert. É uma ótima maneira de fazer combinações interessantes só com as opções mais leves.

Quer ver? Torradinhas simples (três feitas de pão francês) acompanhadas com patês à base de ricota, cream cheese ou queijo cottage, e cenoura, pepino, salsão em tiras e tomate-cereja.

Outras interessantes são: azeitona, palmito, aspargo, fundo de alcachofra, picles, kani kama, cogumelo, salmão marinado e carpaccio.

Como prato principal, vai pedir uma massa? Esqueça os pães do couvert – mesmo os mais light. Prefira legumes (berinjela, abóbora, cenoura e abobrinha) grelhados, patês levinhos (ricota com ervas) e, no máximo, azeitonas (só quatro e com pouco azeite).

Pão é sua paixão?

Confirme se o restaurante oferece a versão integral. Se não, força! Coma apenas meio pão francês, sem miolo.

Saiba que o índice glicêmico (IG) do pão branco é alto e, por isso, estimula a produção de insulina em larga escala (em excesso, esse hormônio faz o corpo acumular mais gordura, lembra?), além de abrir o apetite. Compense o poder que esse alimento tem de engordar com um prato principal rico em proteínas magras (atum, salmão, frango, peru) grelhados. E complemente a refeição com vegetais e frutas com IG baixo (salada verde e abacaxi, por exemplo).

A salada primeiro

Se, ao chegar, você pedir de cara uma salada de folhas verdes, vai reduzir bem o poder que as opções do couvert, especialmente o pão, têm de engordar. As fibras das folhas e legumes diminuem a velocidade com que os carboidratos são transformados em açúcar no sangue, de novo poupando o organismo de uma enxurrada de insulina. A proteína de um carpaccio, por exemplo, também ajuda a segurar o índice glicêmico dos carboidratos e, com isso, a refeição engorda bem menos. E é isso que vc quer, não é?

Crédito: salada by @thayswaltz e couvert by @matheewsrodrigues

fotos by Daniela Meira

 

Deixe um comentário