Benefícios e propriedades do mel

Compartilhar:

Daniela Meira

Quem nunca melou os dedos de mel e se lambeu todinho? Esse alimento amarelado, ou mais alaranjado, produzido pelas abelhas, além de adoçar, ajuda a cuidar do bom funcionamento do nosso organismo e trata doenças como gripe, asma e bronquite.

Ele é ótima fonte de energia e é menos calórico que o açúcar comum industrializado. É rico em proteínas, vitaminas e sais minerais. E aqui vai uma breve lista dos seus benefícios:

  • Ajuda a tratar doenças respiratórias
  • Tem função cicatrizante e protetora da pele
  • Protege o fígado, promovendo regeneração das suas células
  • Reforça o sistema imunológico
  • Tem ação antibacteriana e antiinflamatória
  • Auxilia em problemas de circulação e dos músculos
  • Facilita a digestão dos alimentos, regula o intestino e ativa o apetite
  • Auxilia no tratamento de doenças do coração

É importante estar atento a procedência do mel que você compra, verificar na embalagem de onde ele vem e se possui selo de qualidade. Nem sempre o que encontramos é mel puro, portanto é importante estar atento. O mel puro cristaliza, se você vê-lo cristalizado, pode ter certeza que é puro e para deixá-lo líquido, é simples, é só deixá-lo em banho-maria. Na prática é muito raro encontrar o mel cru e puro, por fatores simples de conservação e durabilidade. Dependendo de onde você mora, é legal pesquisar produtores locais e verificar a disponibilidade de compra. Normalmente em feiras de rua você consegue encontrar bons fornecedores de um mel de qualidade.

Outra curiosidade sobre o mel é que como ele é produzido a partir do néctar de diferentes plantas, ele muda dependendo da vegetação de onde é produzido podendo ter sabor, coloração e textura diferentes. Como existem diferentes espécies de abelhas, isso também influencia nas suas propriedades. O meu favorito é o Mel de Borá, produzido na região Sudeste, é mais salgadinho e é ótimo para ser combinado com queijos. Existem vários outros: Mel de flor-de-laranjeira, mel de cipó-uva, mel de uruçu, mel de jataí, mel de flor de eucalipto… Que delícia se aventurar nesse mundo doce.

Deixe um comentário