Chá-verde: 5 motivos para você tomar todos os dias

Compartilhar:

Daniela Meira

Veja as propriedades desse chá milenar

Desde que descobriram seu potencial como auxiliar na redução e manutenção do peso, o chá-verde virou elemento-chave nas mais diferentes dietas. Pelos orientais, ele é conhecido como um antienvelhecimento. O chá-verde é o tema da coluna da Daniela Meira.

Benefícios do chá-verde

1. Flavonoides

Ele é rico em flavonoides chamados catequinas, fitoquímicos responsáveis pela maior parte de suas propriedades para a saúde.

2. Cafeína

O chá também é rico em cafeína. O ideal dos mundos é consumir até 4 xícaras (chá) por dia, ou 600 ml. Mais do que isso, é passível de efeitos colaterais.

chá verde emagrece benefícios

3. Efeito termogênico

O famoso efeito termogênico e oxidação das gorduras! O primeiro faz com que o metabolismo funcione mais rapidamente, o que queima mais energia do nosso corpo, evitando que ela se torne gordura e se acumule. Já o outro faz com que a gordura seja utilizada e reduz seu acúmulo também. #fikdik

chá verde para saúde benefícios

4. Antioxidante

Combate os radicais livres!!!! Por isso mesmo a bebida previne/trata doenças crônicas cardiovasculares e diabetes, além de ajudar no antienvelhecimento da pele. Alguns especialistas chegam a mensurar que o poder antioxidante desses nutrientes é maior do que o da vitamina C ou E.

5. Combate o colesterol

Uma pequena fração do colesterol que temos é produzido no corpo, mas a maior parte vem da alimentação. As catequinas EGCG (fitonutrientes com ação antioxidante) reduzem a absorção desse nutriente no nosso intestino, diminuindo assim sua quantidade em nosso corpo. Mas os estudos mostram mais sua ação na redução do LDL, considerado o colesterol ruim, e não no aumento do HDL, o mocinho da história.

A história do chá-verde

Há uma lenda na mitologia chinesa que diz que no ano de 2737 a.C, o imperador Shen Nung costumava tomar água fervida para ter longevidade e uma vida mais saudável. Em uma tarde, enquanto ele fervia sua água de sempre, algumas folhas voaram e caíram em seu pote. Ele experimentou e adorou o sabor, batizando esse chá de “bebida dos céus”. Para o paladar de hoje, porém, o gosto do chá é considerado amargo.

Interessante, né?

Deixe um comentário