Melhores e os piores alimentos para comer antes de dormir?

Compartilhar:

Daniela Meira

Já imaginou que aquele assalto da geladeira algumas horas antes de se deitar para dormir pode atrapalhar o seu sono? Muitos nem imaginam, mas comer algo muito gorduroso e logo em seguida repousar vai fazer o seu sistema digestivo trabalhar mais e justamente num período em que ele deveria descansar… Ou seja isso vai atrapalhar o descanso do seu corpo e da sua mente!!!!

E nesta época do ano, com as festas de Natal e Reveillon, o que a gente mais quer é descansar, ne?

Também não é legal comer muito, os maiores inimigos da boa noite de sono são principalmente alimentos muito calóricos, estimulantes (café, chá verde, álcool, refrigerantes) e excesso de açúcares (doces, pães e bolos).

O álcool como é considerado um estimulante, é um grande vilão do sono. A sensação de que beber pode te ajudar a dormir, na verdade é uma grande ilusão, ele piora drasticamente o sono REM (o mais importante para descansar). Portanto se o seu foco é ter um boa noite de sono, beber muito não é uma opção muito legal.

Mas e para melhorar o meu sono? O que eu posso comer? Bem, o seu maior aliado nessa hora se chama triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, o hormônio do bem-estar. E o que é fonte de triptofano? Semente de abóbora, oleaginosas em geral (nozes, castanhas, amendoim), banana (que também é fonte de melatonina, conhecido como hormônio de sono) e leite. Outros alimentos recomendados são: abacate (fonte de ômega 9 e antioxidantes que auxiliam a modulação hormonal), batata-doce (que é um carboidrato de baixo índice glicêmico e rico em fibras), chás calmantes (camomila, hortelã e maracujá) e alface!!!! Sim!!!!

Então, que tal mudar alguns hábitos antes de dormir e ver o resultado no dia seguinte?

Deixe um comentário