O que é e qual a importância do ômega 3, 6 e 9?

Compartilhar:

Daniela Meira

Ômega 3, 6 e 9 são ácidos graxos que desempenham papel fundamental no bom funcionamento do metabolismo humano, são usados como energia além de colaborarem na produção de hormônios. Comer alimentos ricos em ômega 3 e 6 é essencial, ajudando o corpo a produzir mais ômega 9 e regular o metabolismo como um todo, fortalecendo a manutenção das membranas celulares, funções cerebrais e regulando o colesterol.

Ômega 9: O ácido oleico é o grande representante deste grupo. Ele colabora para reduzir o colesterol no sangue e diminuir o colesterol ruim (LDL). É sintetizado pelo corpo, mas seu consumo pode ser incrementado com azeite de oliva, azeitona, óleo de canola, abacate e de oleaginosas (castanhas, nozes e amêndoas).

Ômega 6: Aqui quem reina é ácido linoleico (AL) encontrado principalmente em óleos vegetais como soja e milho. Este ácido está relacionado a redução do colesterol total e do colesterol ruim. Outras boas opções de alimentos ricos em ômega 6 são peixes (principalmente o salmão), gema de ovo e carne (bovina e aves).

Ômega 3: O ácido alfa-linolênico (ALA) é o mais abundante deste grupo. Os alimentos ricos em ômega 3 são principalmente sementes de linhaça e de chia, nozes, peixes (salmão, atum, sardinha…)

Esses três são pertencentes ao famoso grupo das “gorduras boas” e as vantagens são inúmeras, fazendo um bem danado a nossa saúde, confira uma lista delas que eu separei aqui:

-Previnem doenças cardiovasculares

-Auxiliam no combate a depressão

-Combatem sequelas de infarto

-Reduzem lesões por esforço

-Auxilia no tratamento do câncer

-Previne arritmia cardíaca

-Diminui a pressão sanguínea

-Aumenta a fluidez do sangue

-Diminuem as taxas de triglicerídeos

-Combatem a obesidade

-Diminuem colesterol ruim (LDL) e aumentam o colesterol bom (HDL)

-Auxiliam na cicatrização

-Amenizam a queda de cabelo

Ufa, que lista… E quantos benefícios! Não é a toa que eles são tão famosos como gorduras boas, né? É realmente importante a gente se preocupar em consumir os alimentos que sejam ricos nesses ácidos graxos diariamente, só coisa boa e gostosa.

Deixe um comentário