PANCs. O que são? As plantas que poucos conhecem.

Compartilhar:

Daniela Meira

PANCs são as Plantas Alimentícias Não Convencionais e você já deve ter ouvido falar ou até comido alguma delas.

Essas plantas tem chamado a atenção de muitos chef, gourmands e nutricionistas por resgatarem sabores nada comuns e por serem fontes de muitas vitaminas. Elas normalmente são facilmente encontradas e é preciso um pouquinho de conhecimento para identificá-las. Uma que chamou a minha atenção é a “peixinho”. Ela é uma folha pequena e mais gordinha e que quando empanada e frita lembra muito o sabor de uma manjubinha!. Outra, mais comum é a ora-pro-nóbis(orai por nós) também é excelente fonte de vitaminas e bem conhecida em Minas Gerais onde é usada principalmente com frango, feijão e angu. Um dos maiores clássicos da cozinha caipira é a taioba, que lembra muito a couve, mas é preciso cozinhá-la para o uso, normalmente acompanham feijoada com ela e é de um sabor espetacular.

Vale a pena a pesquisa, porque o consumo de verduras e temperos pelo homem caiu muito nos últimos cem anos, por uma questão simplesmente comercial e de massificação da agropecuária. RE quem sofre com isto? Nós, simples moicanos…

Agora, vale pesquisar mesmo porque talvez você tenha na sua casa uma planta super comestível e nem sabe disso…Tem até algumas plantas que consideramos apenas mato, mas que são excelentes fontes nutricionais, além de serem super saborosas. Um exemplo disso é o dente-de-leão, isso mesmo, aquele que a gente assopra. Já pensou o dente-de-leão na sua salada?

Uma das maiores vantagens das PANCs é que são naturais e tem um fácil cultivo, livrando você dos agrotóxicos e te apresentando um mundo de possibilidades. Que tal nesta primeira semana do ano, mudar seus conceitos e se aventurar nesse mundo de opções?

Deixe um comentário