Polifenóis, o que são? Quais os benefícios?

Compartilhar:

Daniela Meira

Os polifenóis são substâncias químicas que encontramos em muitas plantas que comemos e há um tempo têm sido estudados com maior cuidado. Seus efeitos são incríveis para nós, principalmente pela ação antioxidante que desencadeia no corpo. Eles também podem nos proteger contra algumas condições ruins de saúde e até mesmo retardar alguns efeitos do envelhecimento. O sucesso é garantido quando o assunto é manter a aparência mais jovem e manter nossas células mais conservadas, não é mesmo?

Há mais de 8.000 polifenóis que podemos encontrar em alimentos como chás, vinhos, legumes, azeite extra virgem, chocolates e frutas. Existem quatro grandes tipos deles: flavonoides, estibelenos, lignanas e ácidos fenólicos. É importante lembrar que nem todos oferecem todos os benefícios que eu citei. Tudo vai depender da biodisponibilidade de cada um, quantidade ingerida e como o seu corpo vai recebê-los. Consumi-los em excesso também pode ser prejudicial, portanto, é simples: não exagere, mas também não os ignore.

Uma lista prática de todos os benefícios deles:

  • Ajudam a prevenir e tratar doenças cardiovasculares
  • Previnem doença de Alzheimer
  • Auxiliam na prevenção da osteoporose
  • Atuam na saúde do trato gastrointestinal
  • Ajudam no controle da diabetes tipo 2
  • Podem prevenir o câncer

E aqui uma dica de alimentos que podemos encontrar com facilidade e que possuem uma alta quantidade de polifenóis:

Cravo da índia, anis, cacau, chocolate amargo, castanha, mirtilo, café, morango, amora preta, ameixa, chá preto, chá verde, espinafre, nozes, cebola roxa, brócolis, farinha de linhaça e até vinho! Uma taça de vinho tinto ao dia realmente pode te fazer um bem danado.

Deixe um comentário