Por que tirar o gluten da alimentação?

Compartilhar:

Daniela Meira
Está na moda retirar o glúten da dieta e eu até aconselho… Mesmo para quem não tem intolerância, acho bem bom reduzir a quantidade de glúten ingerida por dia. Sabe por que? Simples… ele atrapalha o metabolismo.
O glúten é uma proteína presente na farinha de trigo, centeio, cevada, malte e aveia (existem marcas sem glúten, vale procurar). Esta proteína provoca inflamações no corpitcho e você sente o corpo inchado, dores articulares e indisposição. Retirar a substância do cardápio elimina estes problemas e ainda ajuda na perda de peso. Para qualquer pessoa, celíaca, intolerante ou não, ok?
Então, eliminar o glúten da dieta diminui a inflamação do organismo, o metabolismo volta a funcionar normalmente, reduz a retenção de líquidos, acontece a perda de peso, o corpo começa a absorver melhor os nutrientes que você ingere e melhora bastante o dia-a-dia do seu sistema cardiovascular. Se você conseguir ficar 2 dias sem glúten já vai sentir a diferença. Bora tentar?
Ah, vale lembrar que glúten só tem nestes quatro alimentos que eu mencionei acima e seus derivados… Então, se na embalagem de algum alimento fresco tipo ovos ou cenoura, estiver escrito bem grande “NÃO CONTÉM GLÚTEN” saiba que não é privilégio da marca…. Algumas marcas de caldo de carne usam farinha de trigo como espessante e, por isso, é bom ficar atento aos rótulos.
OBS: Os celíacos não podem ingerir alimentos que contenham glúten, pois ele impede a correta absorção de nutrientes pelo intestino. Os que são intolerantes sentem um desconforto quando ingerem glúten. Para saber se você tem alguma intolerância, vale uma ida ao médico, ok?

Deixe um comentário