Por que beber kombuchá?

Compartilhar:

Daniela Meira

Nas redes sociais está uma febre grande a respeito dos benefícios de um tal kombuchá… E eu acabei de fazer meu pedido pelo site… Vou provar, né?

E o que seria o kombuchá? Vamos voltar um pouco: Há muito tempo a gente sabe que a fermentação (técnica milenar de conservação dos alimentos onde as bactérias fermentam o alimento produzindo outro altamente nutritivo) tem ação benéfica para o nosso corpitcho… Mas a novidade agora é o cultivo caseiro de micro organismos vivos… dando origem a alimentos ricos nas bactérias chamadas PROBIÓTICAS (bactérias benéficas que ajudam no equilíbrio da flora intestinal e que aumentam a saciedade e imunidade).

O que pouca gente sabe é que alguns pesquisadores já andam chamando o intestino de “segundo cérebro”. Sabe por quê? Acredite: 95% da serotonina é fabricada e armazenada no intestino (só lembrando, a serotonina tem o poder de te dar a sensação de saciedade!)

E tem muita gente interessada nesses bichinhos de estimação invisíveis. Já existem nas redes sociais algumas comunidades de doação para cultivo destas bactérias do bem (“scoby” – termo em inglês que significa Colônia Simbiótica de Bactérias e Leveduras) que misturada ao chá e açúcar, dá origem ao kombucha.

Depois da fermentação do chá com o açúcar, o kombucha torna-se uma bebida gaseificada, com muitos probióticos, vitaminas e enzimas:

  1. Ajuda a emagrecer: ele alivia a compulsão alimentar por doces e carboidratos em geral.
  2. Age no sistema digestivo: a ação dos antioxidantes combate os radicais livres que podem influenciar na má digestão. Pode repor a flora intestinal (se nosso intestino é nosso 2º cérebro, vale pensar sobre a melhoria na digestão)
  3. É desintoxicante: tem ação antioxidante auxiliando na eliminação de toxinas e impurezas do organismo.
  4. Altamente energizante: durante a fermentação do chá, ocorre a formação de ferro, que, associado à cafeína dá maior sensação de energia e vitalidade.
  5. Aumenta a imunidade: com tantos probióticos e vitaminas, seu sistema imune pode ficar fortalecido e as células ficarem protegidas, evitando doenças inflamatórias.
  6. Fonte de colágeno: o kombucha possui glucosamina, uma substância que auxilia na prevenção da perda do colágeno e, por consequência, de lesões articulares e do aparecimento de rugas.

Mas é importante ter cuidado no preparo da bebida em casa para não correr o risco de desenvolver fungos prejudiciais para a saúde.

Outra coisa: sempre quando a gente começa a ingerir algo novo, mudanças no corpo podem acontecer como reações alérgicas, acidez no estômago (e se isso acontecer saiba que pode ter uma diminuição na absorção de medicamentos) e não se esqueça que com esta fermentação, o kombocha apresenta níveis de álcool… Vale saber.

Rico em vitaminas, enzimas e com alto poder antioxidante e energizante, o kombucha é uma boa opção para quem busca uma bebida saudável e cheia de benefícios que auxilia no equilíbrio do organismo. Mas para ter melhores efeitos, é importante levar uma dieta saudável e equilibrada, né?

 

(foto do site: Probióticos Brasil)

 

Onde comprar?

As lojas Probióticos Brasil e Companhia dos Fermentados comercializam. Entre no site para mais infos.

Deixe um comentário