Como lavar e conservar as frutas que vem do mercado?

Compartilhar:

Daniela Meira

Deixar as frutas limpinhas na geladeira é a melhor maneira de evitar contaminação, mas como fazer isto e conservar por mais tempo?

É comum que em casa você encontre partes amassadas ou machucadas das frutas né, então é legal tirar essas partes para evitar que elas estraguem com mais facilidade. Em seguida, o primeiro passo é lavá-las bem em água corrente, isso já ajuda muito a eliminação de microorganismos ruins. Isso feito, prepare uma solução de água com hipoclorito de sódio (é comum encontrar esse produto no mercado). Nesta solução recomenda-se o uso de 1 colher de sopa de hipoclorito em concentração de 2% a 2,5% para 1 litro de água ou 2 colheres de sopa, caso você encontre o produto na concentração de 1%. Os alimentos devem ficar mergulhados nesta solução por 10 minutos. Isso ajuda a eliminar a maioria dos microorganismos indesejáveis e deixar tudo do jeito que a gente gosta… bem limpinhos! MAS você também pode usar uma solução de vinagre de maçã e água (aumente a solução para 3 colheres de sopa para 500 ml de água) e deixe umas 5 maçãs por 15 minutos de molho! Depois dos minutos, enxágue rapidamente e seque bem com um pano limpo e seco. 

Agora tá tudo limpo, mas você sabe como armazenar? Geralmente guardamos as frutas na geladeira, eu mesma, adoro pegar aquela frutinha gelada para comer quando está calor. As frutas devem ser guardadas fora de sacos plásticos, não podem estar molhadas e se estiverem cortadas, o papel filme pode ajudar a conservar e impedir que oxidem!

Mas cada caso é diferente então aqui vai uma listinha de alguns hortifruti mais comuns:

Banana: O mais comum é manter a banana fora da geladeira. Caso você tenha comprado uma mais verde, é uma boa opção mantê-la fora, assim elas amadurecem mais rápido. Mas há quem goste dela geladinha. Na geladeira ela provavelmente vai escurecer mais rápido e amadurecer mais lentamente. 

Maçã: As maçãs se conservam muito bem fora da geladeira. Podem durar de 2 a 3 semanas em temperatura ambiente e mais tempo na geladeira. Mas mantenha as maçãs longe das bananas, isso porque as bananas podem acelerar o processo de amadurecimento de outras frutas!

Mamão: Se você comprou o mamão maduro, ele vai durar em média 3 dias na geladeira. Se for cortá-lo, o ideal é cortar em pedacinhos e armazenar em um pote limpo com tampa e não deixá-lo aberto e exposto. Se você comprou ele verde, deixe fora da geladeira para amadurecer aos poucos.

Pera: A pera é uma fruta delicada, o ideal é embrulhar em papel absorvente (aquele que a gente usa para frituras) uma a uma e manter em local seco e arejado ou na geladeira

Melão: Deve ser armazenado em local fresco e arejado também. Se já estiver maduro pode colocar na geladeira, se estiver aberto envolva-o em papel filme. E caso ele ainda precise amadurecer, pode fazer como o mamão, deixe fora da geladeira e aguarde amadurecer.

Figo: Pode estragar com muita facilidade e é muito frágil. Dura até dois dias na geladeira. Se estiver maduro, eu recomendo que seja embrulhado em papel absorvente para que não absorva sabores de outros alimentos.

Goiaba: Após lavadas é importantíssimo secá-las bem para armazenar na geladeira. É outra fruta que é bem frágil e estraga com facilidade. Caso elas passem do ponto para comer, uma dica legal é fazer um doce ou congelar para fazer suco.

Jabuticaba: Fresca, ela pode durar até 10 dias na geladeira. Mas minha dica é congelá-las, além de durar mais tempo é uma delícia comê-la ainda em forma de gelo. Fica fácil de cortar e separar a fruta da semente.

Bora comer mais frutas neste verão!

Deixe um comentário