Conheça a técnica de choque térmico para congelar legumes perfeitamente

Compartilhar:

Daniela Meira

E que raio é esse tal de choque térmico? Pra que serve? De onde vem?

Vira-e-mexe a gente ouve: “vamos dar um choque térmico em tal alimento”… E os motivos para que isso seja importante em alguma preparação, depende justamente do tipo de preparação e qual o resultado que a gente quer… E todos são importantes.

Vamos lá: O choque térmico (ou branqueamento) nada mais é que retirar o alimento de uma temperatura alta e imediatamente colocar  em outro recipiente com água gelada para baixar a temperatura. Simples assim! Ah, pode ser cozimento a vapor também.

Pra que serve o choque térmico?

No espinafre, couve-flor, brócolis: cozinhamos os legumes até ficarem macios e paramos o cozimento para não deixá-los moles demais e para preservar os nutrientes. Além disso, esse choque faz com que esses legumes fiquem mais tenros e com cores mais vivas!

Batata: quer congelar? Corte no formato desejado, cozinhe e dê o choque térmico, seque com um pano limpo e depois coloque rapidamente em um saquinho e guarde no freezer.

Os legumes branqueados e congelados não precisam ser descongelados antes usar! Retire do congelador e leve direto pra panela!

Dica: guarde a água do cozimento dos legumes para preparar caldos, molhos, ou fazer arroz, risoto…

Nas massas: paramos o cozimento para que, além de não ficar muito cozida, fica melhor para  guardar na geladeira (se sobrar) pois não fica grudada. Se for comer na hora, nada de choque, ok?

Deixe um comentário