Dez alimentos para comer o ano todo

Compartilhar:

Daniela Meira

Que tal mudar seus hábitos para melhorar sua qualidade de vida? Veja se você tem esses alimentos na sua despensa. Saiba por que eles podem te ajudar, ao longo do ano, a ficar com mais saúde, mais disposição e mais alegria! Se não tiver algum, vale passar no mercado e adquirir um pouco!

 

Aveia: Controla a glicemia, prevenindo a diabetes. Rica em fibra solúvel que ajuda na redução do colesterol ruim (LDL) e no funcionamento do intestino.

Água: Beba, pelo menos, 8 copos (tipo de requeijão) ao dia para manter o corpo funcionando de maneira saudável. Não esqueça que o nosso organismo é composto de 70% de água.

 

Linhaça: Rica em ômega 3, possui função anti-inflamatória e atua na prevenção de doenças cardiovasculares. Apresenta, também, grande quantidade de fibras, por isso, auxilia o funcionamento do intestino e aumenta a saciedade. Precisa ser triturada ou comprada na forma de farinha para que seus nutrientes sejam mais bem aproveitados pelo nosso corpo.

 

Soja: Reduz o risco de doenças cardiovasculares e osteoporose. Além disso, previne alguns tipos de câncer e reduz os sintomas da menopausa. Vale lembrar que a soja é a única proteína vegetal com valor biológico semelhante às carnes.

Azeite: Rico em gordura monoinsaturada reduz o colesterol ruim (LDL) e eleva o bom (HDL). Mas, estas propriedades só são ativadas com o azeite em temperatura ambiente, usado para temperar saladas, por exemplo. Quando aquecido, ele perde esta propriedade totalmente.

Castanha do Pará: Possui as mesmas propriedades do azeite, porém, com uma vantagem: é antioxidante, ajudando na proteção celular e combatendo o envelhecimento precoce.

 

Feijão: Rico em fibras, proteínas e ferro. Aumenta a saciedade e faz uma ótima dupla nutricional com o arroz integral.

 

Arroz integral: Altamente mais nutritivo que a versão refinada. Com mais fibras, também te deixa saciado.

O

Peixes: Algumas opções merecem destaque, como salmão, sardinha, arenque e cavalinha, por serem muito ricos em ômega 3, nutriente que, além de ter ação anti-inflamatória, ajuda a preservar a memória. Contudo, lembre-se que o melhor é assar ou cozinhar. Evite fritá-los.

Frutas cítricas: Altamente antioxidantes pelo alto teor de vitamina C, retardam o envelhecimento precoce e melhoram a imunidade.

Deixe um comentário