Guia prático para usar e abusar das ervas!

Compartilhar:

Daniela Meira

A Organização Mundial de Saúde pede que a gente não consuma mais que 2 g de sódio por dia. Isto equivale a 5 g de sal. Para dar mais sabor às suas preparações, sem usar tanto sal, aposte nas ervas.

Abaixo trago algumas dicas de como usá-las!

ALECRIM – Combina com pães, sopas, carnes, molhos e legumes.

COENTRO – combina com frutos do mar, molhos à base de limão, moquecas de peixe, feijão!!! Dá um leve toque picante, mas não deve exagerar porque ele “rouba” sabor do prato.

CEBOLINHA – tem um gosto leve de cebola, mas adocicado. Combina com saladas, legumes, sopas e molhos. Pode ser o toque final no prato para decorar.

CIBOULETTE (É A CEBOLINHA FRANCESA) – tem um sabor mais delicado que a cebolinha comum, mas também pode ser usada nas mesmas preparações que a cebolinha.

MANJERONA – use em carnes, frango, peixe e porco. Tem aroma forte e, muitas vezes, é confundida com o orégano.

ORÉGANO E MANJERICÃO – pizzas, saladas com tomate e pratos com molho de tomate.
SÁLVIA – combina com carnes, embutidos e aquecida com manteiga pode ser o molho ideal para qualquer massa naquele dia de preguiça!
ENDRO ou DILL – ótimo para peixes (especialmente o salmão) e frango. Combina muito com ovos, pepinos, batatas e molhos brancos. Pique bem as folhinhas e salpique na sua preparação.
ESTRAGÃO – muito bom para carnes com sabor mais acentuado como as de cabrito e carneiro. Pode ser usado também em saladas, picles, vinagrete, molhos, tomates e vinagres. Como seu aroma lembra o anis, combina ainda em sobremesas feitas, por exemplo, de maçã.


HORTELÃ – ótima para temperar carnes vermelhas ou usar como molho junto com iogurte
SALSA – Já falamos bastante dela em outro post (clique aqui) deveria ser consumida todos os dias! Use em saladas, legumes cozidos, molhos. Fortifica os ossos, tem ação anti-inflamatória, refresca o hálito…
LOURO – usado no cozimento do arroz, feijão, sopas e legumes.

 

Deixe um comentário